Uma das experiências que você não pode deixar de viver na Patagônia Chilena é navegar pelas águas do Lago General Carrera a procura da famosa Catedral de Mármore e demais formações rochosas que o vento e a maré não se apressaram em lapidar ao longo dos anos.
Quer saber mais sobre esse passeio, então vem com a gente passar essa vontade.

O Lago General Carrera é o maior lago chileno em superfície e o 11º mais profundo do mundo, com uma profundidade que pode alcançar os 590 metros.
Está localizado na Província de General Carrera, norte da Patagônia Chilena, região de Aysén, e divide águas com a vizinha Argentina, onde recebe o nome de Lago Buenos Aires.
A partir de qualquer canto dessa região é possível presenciar a sua extensão e beleza, já que ele faz costeira com as cidades de Chile Chico, Puerto Ingeniero Ibáñez, Puerto Guadal e Los Antiguos.
Pelas estradas que interligam essa área, o lago anda sempre marcando presença com paisagens de tirar o fôlego.

Por estar rodeado pelas alturas da Cordilheira dos Andes e pela imensidão gelada do Campo de Gelo Patagônico Norte, o Lago General Carrera é alimentado pelas águas de degelo que descem das montanhas nevadas e glaciares ao seu redor, que ao abandonarem o lago manobram para o Oceano Pacífico através dos canais do Rio Baker.
O atrativo mais conhecido da região é, sem sombra de dúvidas, a navegação em busca das famosas esculturas de mármore, com destaque especial para a Catedral de Mármore.
Consideradas um santuário natural, elas conformam um conjunto de formações minerais que parecem ter sido lapidadas a mão com toda a paciência do mundo.

Algumas das mais famosas foram batizadas com nomes que lembram o seu formato, como a Catedral de Mármore, as Capelas de Mármore e as Cavernas de Mármore.
Todas elas encantam pela composição de tonalidades que varia entre o branco, preto e o marfim das estruturas e o azul turquesa das águas do lago. Paisagem de cinema!
Agora que você já ficou na vontade de conhecer, não tem mais volta… Então vem com a gente descobrir como você pode visitar essas belezinhas de mármore.
A Catedral de Mármore e as demais estruturas
As estruturas de mármore do Lago General Carrera só podem ser apreciadas de dentro do próprio lago, de modo que você precisa navegar até elas de alguma maneira.
Entre as alternativas que você tem para alcançar este santuário, é possível realizar um passeio coletivo em embarcação particular ou então de forma independente com caiaques apropriados que comportam um ou duas pessoas.
Confere com a gente cada uma dessas opções:
Navegação padrão
Percorre as principais formações e é realizado em grupos de até 12 pessoas.
Tem como vantagem ser um passeio guiado pelo responsável pela embarcação, que vai explicando e nomeando cada detalhe das formações durante o trajeto.
Tem uma duração aproximada de 2 horas.

Caiaque
A segunda opção é pra quem pretende se aventurar pelo lago de maneira independente.
Nessa você pode alugar um caiaque individual ou duplo e desbravar o lago e as estruturas no seu tempo.
O ponto negativo dessa opção é justamente não ter uma explicação mais detalhada sobre os locais visitados.

Como você viu, cada opção se aplica melhor para um perfil de turista e ter ambas a disposição é um privilégio, já que você pode ter a liberdade de escolher a que quiser… Ou até mesmo escolher as duas, não é mesmo?

Então agora que você já conhece um pouco melhor sobre o lago e os passeios que pode realizar aí, segue com a gente que já, já te explicamos mais um pouco de onde saiu tanto mármore e algumas cositas más.
Mas de onde saiu tanto mármore?
Estima-se que a quantidade de mármore dentro do Lago General Carrera gire em torno das 5.000 milhões de toneladas, compostos basicamente por carbonato de cálcio com 94% de pureza.
Em termos cronológicos, estas estruturas tem uma idade aproximada de 300 milhões de anos, sendo originadas a partir de alterações metamórficas a partir de outras rochas ao longo do tempo.
A formação das cavernas, entretanto, tem uma origem mais recente, datando do último período glacial que ocorreu a cerca de 15 mil anos.
Em alguns momentos do passeio a embarcação chega tão fundo no interior das cavernas que é possível tocar as suas paredes e sentir toda a magnitude da natureza, que se resume aí em milhares e milhares de anos de paciente transformação.
A sensação de estar aí e ver tudo assim de perto é indescritível!

O movimento incessante das águas contra os paredões de mármore parece não ter efeito algum, mas tudo que se vê nesse passeio foi moldado golpe a golpe pelo trabalho conjunto do vento e das águas do lago.
A maioria das formações foi moldada ao acaso, porém algumas delas parecem representar figuras bem conhecidas nossas e não tem como não comparar quando estamos aí visitando.
A todo momento durante o passeio o guia para a embarcação em certos lugares e brinca com os passageiros sobre o que estão vendo aqui ou ali.
E fica impossível não ver um cachorro ou mesmo uma múmia estampados por alguma parede, ou mesmo as mais famosas, como a Capela e a Catedral de Mármore.

Agora que você já sabe quais passeios tem pra fazer e um pouco mais sobre essas estruturas, que tal descobrir também como chegar ao Lago General Carrera e contratar estes passeios?
Como chegar ao Lago General Carrera e à Catedral de Mármore?
Para realizar os passeios pelo Lago General Carrera você tem duas opções, uma saindo de Puerto Río Tranquilo e outra saindo de Puerto Murta.
A primeira é a opção mais conhecida e que tem maior disponibilidade de empresas, enquanto que a segunda é mais tranquila por ser menos conhecida.
Nessa localidade uma única empresa faz o passeio, e os grupos são formados por ordem de chegada.
Para chegar até qualquer uma delas você precisa obrigatoriamente tomar a Ruta 7, mais conhecida como a mítica Carretera Austral, já que ambas contornam o Lago General Carrera a partir de certo ponto.
As cidades de maior estrutura dessa região que você pode ancorar como ponto de partida para esse passeio são Balmaceda ao norte ou Cochrane ao sul.

Balmaceda é inclusive uma das cidades da região que possui aeroporto, que você pode chegar a partir de Santiago e iniciar o seu recorrido por aí.
Lembrando que as estradas da região apresentam condições bastantes rústicas e percorrê-las requer um tanto a mais de atenção e cuidado.
É preferível contratar agências de turismo especializadas que possuem veículos apropriados e experiência para percorrer essa região e visitar a famosa Catedral de Mármore e suas irmãs.
Visitar a Patagônia Chilena e não aproveitar esse passeio, que é um dos mais espetaculares do nosso continente, é um crime contra a humanidade e garanto que você não irá se perdoar por não ter feito. Então prepara a câmera e bora lá!
Vamos lá???
Se você ficou com qualquer dúvida em relação a esse destino ou gostaria de mais informações, não perde tempo e chama a gente no WhatsApp agora mesmo…
Vai ser uma honra te ajudar a conhecer mais esse paraíso! 💙
E aí viajante, conta pra gente...
o que você achou de mais esse paraíso?
[…] Patagônia Chilena […]